quarta-feira, junho 06, 2012

Matemática _ 7° e 8° encontros do Pró-letramento por Karina Zolia Jacomelli Alves

Frações foi o assunto dos 7° e 8° encontros do curso Pró-Letramento em Matemática. O trabalho a ser desenvolvido sugere um estudo quanto às diferentes concepções de fração e suas operações.

Estes dois dias foram dedicados às concepções parte-todo e número racional. Além disso, foram abordados os conceitos de frações equivalentes e comparação. Todas as tarefas foram desenvolvidas em tiras de cartolina. Para a concepção parte-todo, as frações foram construídas por meio de dobraduras. As comparações e a equivalência se deram por sobreposições de tiras. Ainda por dobraduras foi possível visualizar duas situações: (1) se temos o mesmo inteiro, podemos obter a fração ½ com diferentes formas geométricas; (2) se os inteiros não são do mesmo tamanho, a fração ½ de uma não corresponde a fração ½ de outra. Ambas as situações possibilitaram uma discussão quanto a eixos de simetria.

Para a concepção número racional, as frações foram fixadas na reta numérica e as comparações e equivalência se deram por suas localizações. Falamos também sobre fração própria, imprópria, aparente e mista. Esta última foi mais bem compreendida no desenho da reta.

Interessante ressaltar uma observação feita em grupo: a concepção número racional para frações não é desenvolvida em sala de aula nos anos iniciais. Mas, depois do encontro, ficou claro que mesmo que o aluno não vivencie estes momentos nos anos iniciais, o professor deve trabalhar sabendo que estes momentos irão acontecer. Em outras palavras, o discurso oral do professor não pode se restringir a fração como sendo partes de figuras planas.

Outro depoimento reforçou a importância de estar acontecendo um curso de formação continuada como o Pró-Letramento: usei uma gaveta de talheres para mostrar a minha aluna o que é conjunto e subconjunto. Eu não faria isso (se referindo a usar algo concreto) se não estivesse fazendo o curso. Ele não só ensina conteúdo, mas também nos ajuda a criar quando preciso.

Parabéns a todos presentes! Foi muito bom conversar sobre frações com vocês.

Para solicitação de materiais ou esclarecimento de dúvidas, envie um email para kzjacomellia@hotmail.com.