quarta-feira, agosto 03, 2011

Relatório de Atividades do Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem por Jair Pereira

Nos dias 17/05/2011 e 31/05/2011, das 18 horas às 22 horas, na Faculdade Municipal de Palhoça, aconteceram o 11º e o 12º encontro do Programa de Formação Continuada: Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem, com os professores da rede municipal de ensino. O tema desses encontros é o domínio das relações fonêmico-grafêmicas. Na verdade, deu-se continuidade as discussões feitas no encontro anterior.
Os conteúdos debatidos foram os seguintes: relações fonêmico-grafêmica; grafemas (cujo valor não depende do contexto, cujo valor depende do contexto), o domínio das regularidades e irregularidades ortográficas.
No dia 17/05/2011, num primeiro momento, apresentamos aos cursistas o plano de trabalho, destacando que o objetivo desse encontro é o de continuar o reconhecimento as especificidades do sistema alfabético, destacando as relações fonêmico-grafêmicas, em especial as especificidades dos grafemas, que suscitou muitos questionamentos entre os cursistas. Uma vez que o entendimento de grafema, até esse momento, estava diretamente ligado ao conceito de letra, especialmente nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo os cursistas, a discussão que o livro didático propõe para relações fonêmico-grafêmicas é muito superficial. Assim, iniciamos a leitura e discussão da unidade II do fascículo 1: dominar as relações fonêmico-grafêmicas. Explicamos aos cursistas, de forma detalhada, as regras de correspondência entre fonemas e grafemas, organizando–os em dois grupos: o dos grafemas cujo valor não depende do contexto e daqueles cujo valor é dependente do contexto. Chamamos a atenção para o fato de que o trabalho sistemático dessas capacidades é fundamental nos momentos iniciais da alfabetização.
Em seguida, apresentamos o slide de número 6 que retoma a discussão anterior. Consideramos um momento importante a apresentação dos slides, pois mostrou de forma mais objetiva e prática, aos cursistas, as capacidades elencadas na Unidade II do Fascículo 1. Ressaltamos que essa apresentação suscinta serve apenas para que o cursista construa um entendimento do quanto é importante um aprofundamento teórico acerca das relações fonêmico-grafêmicas.
Por meio dos slides, os cursistas perceberam que muitas atividades direcionadas à apropriação do sistema alfabético podem ser desenvolvidas a partir de gêneros textuais, como o conto, o bilhete, a poesia. Os jogos também despertam maior interesse na criança e, sem dúvida, torna o ambiente alfabetizador mais alegre, dinâmico e interativo. Durante a apresentação, os cursistas observaram o quanto os jogos são fundamentais para o domínio das convenções ortográficas, por exemplo. Além disso, no processo inicial de alfabetização são extremamente eficazes, pois estimulam o raciocínio e a cooperação. Um dos cursistas salientou que por meio das discussões disseminadas a partir do Pró-Letramento, o grupo estava construindo um novo entendimento sobre o processo de alfabetização. Entendimento esse que não foi possível durante a formação inicial.
Ao final do décimo primeiro encontro, os cursistas compreenderam o quanto é fundamental o entendimento mais consistente acerca das especificidades que determinam a relação entre fonemas e grafemas. Constataram, mais uma vez, que a prática alfabetizadora perde seu direcionamento e o processo de ensino-aprendizagem fica prejudicado na ausência de conhecimento teórico. Outro curista ainda concluiu que o professor alfabetizador precisa adquirir essa consciência de estudo permanente. Não é mais possível alfabetizar com qualidade sem fundamentação teórica.
Dando prosseguimento às atividades, no dia 31/05/2011, solicitamos aos cursistas que retomassem a unidade II do fascículo 1 para que pudéssemos em grupo esclarecermos possíveis dúvidas remanescentes do encontro anterior. Chamamos a atenção, especialmente, para a relação entre fonema e grafema. Nesse encontro, direcionamos o trabalho para a resolução e a discussão das atividades.
Posteriormente, os cursistas, em duplas, responderam algumas questões propostas para esse encontro. Algumas atividades foram encaminhadas para ser realizadas durante a semana, pois não haveria tempo suficiente. Após responderem as primeiras atividades solicitadas, os cursistas, em dupla, apresentaram ao grande grupo as respostas. Foi um momento significativo, pois questionamentos foram feitos e conclusões foram tiradas. Na verdade, essa troca contribuiu para consolidar a discussão teórica do encontro anterior. Mais uma vez um dos cursistas ressaltou a importância da troca de experiências que os encontros do Pró-Letramento estão permitindo. Sem esses momentos, o professor não modifica a sua prática.
Após o intervalo, orientamos os cursistas que retomassem as atividades a distância e refletissem, pois muitas atividades estão diretamente ligadas à prática pedagógica do cursista. Insistimos que aproveitassem essas atividades para, quem sabe, redefinir a prática pedagógica alfabetizadora. Para finalizar esse encontro, combinamos com os cursistas que as atividades desenvolvidas deveriam ser entregues no encontro seguinte. Solicitamos, também, que organizassem uma breve apresentação para que todo o grupo tivesse acesso às atividades planejadas.

Abaixo fotos desses encontros: