quinta-feira, agosto 27, 2009

Sequência didática por Maria Joelma Dias, Camila e Márcia Reffatti



Encontro de Língua Portuguesa


Preparamos uma seqüência didática para, aproximadamente, 15 aulas.


Grupo: Márcia Reffatti, Karizy, Camila e Joelma


Série: 5ª do ensino regular


Tema: a fábula da cigarra e a formiga por La Fontaine e Monteiro Lobato

1º passo: ler / narrar a fábula, original de La Fontaine, para a turma e procurar entender o tempo e espaço em que ocorre a história e entende-la.

2º passo: pedir aos alunos que escrevam a fábula que ouviram em seus cadernos.

3º passo: produzir com os alunos um texto coletivo sobre a fábula (respeitando sua maneira de escrever e sua ortografia). Escrever o texto em papel pardo, deixá-lo na sala para utilização nas próximas etapas.

4º passo: revisão do texto, por partes: primeiro a ortografia, depois a acentuação e por fim a parte de coesão e coerência do texto. (Esta parte leva aproximadamente 5 aulas.)

5º passo: retextualização: ou seja, reescrever o texto com as devidas alterações e comparar com o primeiro texto produzido pela turma, verificando as diferenças entre eles e no que essas diferenças implicam.

6º passo: Criar um novo final para a fábula.

7º passo: socializar estes novos textos.

8º passo: apresentar a versão da fábula dada por Monteiro Lobato, onde há a formiga má e a formiga boa.

9º passo: avaliar o trabalho realizado.

Obs. Segue em anexo cópias dos textos produzidos individualmente e coletivamente pelos alunos da 5ª T-1 – CAIC e ainda das avaliações realizadas por eles.

Avaliação


O trabalho foi longo, e alguns alunos reclamaram da duração ou ainda de reescrever o texto a cada mudança. Para outros, no entanto, foi muito prazeroso, faziam as alterações e queriam saber o próximo passo, sempre empolgados com a forma de trabalhar.

Tenho gostado, cada vez mais, desta forma de trabalho proposta pelo Gestar – II .