segunda-feira, julho 06, 2009

Avaliação do décimo encontro – GESTAR II – Língua Portuguesa

Oito professores participaram do décimo encontro. Inicialmente, os cursistas lamentaram a dificuldade que encontraram em desenvolver as atividades propostas na aula anterior, em virtude da greve de ônibus que mais uma vez paralisou a região da grande Florianópolis. As aulas ficaram suspensas durante quatro dias, pois alunos e professores não conseguiam chegas às escolas.

Aproveitando o espaço, relatei aos professores o que faríamos até o fim dessa primeira parte do Programa Gestar II. Salientei que temos apenas mais dois encontros e poucos dias letivos nas escolas com alunos, pois estamos em época de provas, conselhos de classe e, além disso, tivemos algumas greves na região, entre outras dificuldades. Por isso, talvez, não seja possível o cumprimento de todas as tarefas previamente programadas para o primeiro semestre. Mas, enfatizamos que mesmo com alguns empecilhos trabalhamos de forma bastante intensa os temas relacionados ao Gestar II.

Iniciamos as atividades do TP5, discutindo a unidade 18 que trata de Coerência textual a partir de estudos de textos verbais e não-verbais. Neste momento, os cursistas salientaram a dificuldade que os alunos apresentam para atribuir coerência aos textos.

Na sequência, no próprio TP5, discutimos as possibilidades de construção da coerência. Assim, trabalhamos algumas atividades voltadas especificamente a coerência textual. Cada cursista ficou responsável pela resolução e explicação de uma das atividades solucionadas.

Após o intervalo, os professores-cursistas continuaram com as discussões acerca da coerência textual e definiram as atividades a serem aplicadas em sala de aula. Definiu-se que todos deveriam aplicar o “Avançando na Prática” da página 105, do TP5, bem como trazer relatório no próximo encontro. Ventilou-se também a possibilidade de uma visita do formador a todos os cursistas em suas escolas, para isso pensou-se na construção de um cronograma.

FOTOS