terça-feira, junho 02, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 4 do TP1 por Ottoniel Carlos Tomaz (cursista)

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 4 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Ao ler o texto, deparei-me com situações-problema que ocorrem no nosso dia-a-dia. No entanto, o tema refere-se aos gastos relacionados às cobranças de impostos como: taxas e tarifas, que são vinculadas aos produtos de consumo de cada cidadão. O material impresso traz uma história como situação-problema, onde uma professora precisava cortar gastos para melhorar sua condição financeira e, um dos critérios, foi cortar gastos desnecessários das quais não seriam utilizados como bem de consumo.

Dentre estes impostos, estão INSS, FGTS, PIS/PASEP, CPMF, COFINS, COSIP, IPVA, IPTU, entre outros, que por sua vez são responsáveis pelo balanço na economia afetando as classes menos favorecidas.

Assim sendo, a matemática e seus conceitos se fazem presentes quando tratamos desses assuntos, nas quais envolvem cálculos e logo buscamos envolver os assuntos relacionados a porcentagens, números negativos, conteúdos que são aplicados nas séries do ensino fundamental e que se fazem presentes sempre que deparamos com situações-problemas desta natureza.

b) Resultados observados em sala de aula

Ao elaborar o plano de aula, tive como principal objetivo, focar as atividades voltadas ao trabalho em grupo.

No entanto, foram colocados situações do cotidiano com o tempo gasto em atividades distribuídas em um período de 24 horas. Entre estas atividades foi calculado o tempo gasto em atividades como: sono, estudos, esporte, música, atividades domésticas.

Em relação às atividades, foram aplicados conceitos matemáticos utilizando gráficos circulares, com o objetivo de reconhecer os ângulos correspondentes a cada atividade, após efetuar operações utilizando a regra e três. Porém, a dificuldade encontrada, foi em relação à utilização da regra de três por alguns integrantes de alguns grupos, e outro ponto mais comum foi à falta de interesse de alguns integrantes dos grupos tendo como ponto mais negativo da aula.

Um ponto interessante, foi o registro de uma aluna integrante de um dos grupos que ao executar o processo de multiplicação na regra de três, notou que cada atividade mudava de resultado e comentou: “engraçado, sempre muda o grau de inclinação dos ângulos”.

Entretanto, este conteúdo já foi trabalhado em sala, mas sempre ficam dúvidas em relação à compreensão de alguns alunos e esta referida aluna foi uma das que teve dificuldade de compreender o assunto e no dia da aplicação do trabalho, a mesma alcançou seu objetivo. Por se tratar do primeiro trabalho com esta turma, surgiram entre eles à preocupação de organizar grupos, dar título ao trabalho, fazer capa, como é rotineiro quando se pede um trabalho para avaliação dos conteúdos aplicados. Porém este tipo de atividade é possível, mas precisa ser trabalhado com mais frequência e adaptar melhor os tempos necessários para cada tipo de atividade.

Dentro deste contexto, matemática mais uma vez se fez presente e acredito que é possível utilizar o processo de interdisciplinaridade dos conteúdos a serem aplicados, com o objetivo de trazer a melhor compreensão dos mesmos, acrescentando algo a mais no processo de ensino e aprendizagem.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

SÉRIE: 6ª DATA: 28/05/2009 HORA: 10:20h às 11:50h

PLANO DE ENSINO - AULA

TEMÁTICA: Geometria: representação gráfica (círculo), ângulos e proporções.

CRONOGRAMA: Duas aulas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Compreender como dividir as tarefas diárias utilizando tabela específica.
- Relacionar o tempo gasto diariamente, representando graficamente.
- Conhecer os procedimentos para o preenchimento de tabelas.
- Construir gráficos.
-Reconhecer ângulos.

CONTEÚDOS
- Preenchimento de tabelas.
- Construção de gráficos.
- Ângulos e suas medidas.
- Proporção.
- Regras e três.

ESTRATÉGIAS
- Trabalho individual e em grupos.
- Realizar cálculos sobre os tempos encontrados em suas tarefas, utilizando regrinhas de três.
- Identificação e registro dos próprios tempos e de seus colegas.
- Aula expositiva e dialogada.

AVALIAÇÃO
Instrumentos: Trabalho expositivo em cartolina e ou em folha de papel A4 e registro de tempos encontrados, representando graficamente.
Critérios:

- Domínio dos conceitos estudados.
- participação de todos os integrantes nas atividades em grupos.
- Resolução adequada dos exercícios propostos.
- Aplicação dos conceitos estudados.

Trabalho de alunos:


Outras fotos:





ANEXO

Relato feito pela formadora, Karina, referente à visita da aula apresentada acima - http://www.megaupload.com/?d=0YTAAOT9

(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")