sexta-feira, maio 29, 2009

Matemática 5ª a 8ª séries - Multidisciplinar - Relato da Professora Mariza Campos Gavilan

"Nosso primeiro encontro foi técnico como relatado pela formadora Karina, pode ser transformado só em números e porcentagem, a cara dos professores de matemática. “Nada a declarar”, “nenhuma dúvida”, foram as nossas respostas, e por escrito ainda tivemos dificuldade em escrever.

Já o nosso segundo encontro foi diferente, pois começamos a falar, e colocar a quantidade de angustia que temos no ensino de matemática e com a atual situação disciplinar que é sofrível. Quase todos queriam falar, das ansiedades e dos medos.

Relatamos fatos, assistimos a um vídeo muito interessante, e sabemos que precisamos de ajuda para a nossa tarefa de ensinar matemática, por que será que nossos alunos têm tantas dificuldades? A falta de leitura, de interpretação dos enunciados, e muitas vezes do que é dito por nós, pois falta base do conceito.

Mas também nós nos mostramos “cabeça dura”. Não é fácil admitir erros, mas fica claro nas discussões que nós professores acreditamos estar fazendo tudo certo, só não entendemos por que nem sempre o resultado é o esperado, então algo está errado.
A busca por informação é o primeiro passo, recebemos bastante informação teórica sobre a nossa proposta curricular da Palhoça, e com boa vontade, fazendo leituras, ouvindo a Karina que é sem dúvida muito bem preparada para nos falar, iremos melhorar."