quinta-feira, maio 07, 2009

2º Encontro de Matemática da equipe multidisciplinar – 5ª à 8ª série

1. Título: Proposta Pedagógica Municipal (PPP) e a Educação Matemática.

2. Objetivos:
- Conhecer a avaliação da Proposta Pedagógica Municipal feita pelos professores;
- Discutir os pontos positivos e negativos da atual proposta pedagógica;
- Ressaltar na Proposta Pedagógica Municipal trechos explícitos e implícitos que tratam de Educação Matemática;
- Discutir a profissão Professor;
- Relatar experiências vivenciadas pelos professores participantes.

3. Conteúdos/Assuntos: Proposta Pedagógica Municipal (PPP), Teoria dos Campos Conceituais, Transposição Didática, Teoria de Quadros, Teoria das Situações Didáticas e o Professor enquanto Profissional da Educação.

4. Público: professores de matemática da rede municipal de Palhoça

5. Tempo estimado: 3 horas

6. Material necessário: Equipamentos para projeção de slides, caixa de som, cópias do 2° e do 3° encontro, caneta e bloco para anotações.

7. Desenvolvimento: os documentos utilizados estão em anexos.

8. Avaliação/Resultados: A rede municipal tem vinte professores de matemática que atuam no ensino fundamental e/ou na EJA. Desse total, comparecem sete professores neste segundo encontro. Isso equivale a 50% quando comparados ao primeiro encontro (onde compareceram quatorze professores).

O primeiro momento foi de discussão em dois pequenos grupos sobre a Proposta Pedagógica Municipal. Foi um momento muito proveitoso, pois os professores puderam avaliar a proposta visando à sala de aula. Muitas preocupações quanto ao ensino-aprendizagem foram relatadas, principalmente nos momentos em que o aluno estava sendo considerado. Essas discussões foram para o grande grupo num segundo momento.

Em grande grupo surgiram questões como[1]: “A educação matemática quer garantir ao cidadão um saber sistematizado e formalizado, mas isso é muito difícil. Como a proposta pretende que isso aconteça? Aqui não tem uma ajuda nesse sentido”, “Nos conteúdos o que muda é a forma de conceber o processo de apropriação, mas como assim?”, “Nós professores não conseguimos entender o que de fato a proposta oferece, em nossa leitura não conseguimos ver o que levar para sala de aula”, “Teorias em matemática não são fácies de entender e levar isso para a vida profissional é mais difícil ainda”, entre outras[2]. Senti que os professores têm vontade de conhecer o novo, têm vontade de estudar, mas tem muito medo de mudar a prática por não compreender o que de fato mudar.

Partindo desses questionamentos, fomos para o Passo 2. Neste momento mostrei a minha leitura da proposta municipal voltada para a educação matemática. Os professores sentiram que aquelas teorias poderiam mesmo ser consideradas em suas práticas profissionais. Aproveitando a boa recepção das teorias matemáticas fomos para as experiências vivenciadas em sala de aula. Muitas novidades surgiram.

Na seqüência foi apresentado o vídeo, passo 3. As discussões após o vídeo foram com concordâncias e discordâncias. Foi uma reflexão do ser professor.Para o próximo encontro, foi solicitado aos professores que fizessem as seguintes leituras[3]: avaliação (TP2, p. 49 a 58), Modelagem matemática (TP2, p. 208 a 211); Etnomatemática (TP5, p. 75 a 80); Resolução de problemas (TP1, p. 45 a 54) e Projetos.

[1] Estas questões levantadas foram interpretadas, ou seja, o professor não falou como está escrito na integra.
[2] Algumas questões foram super relevantes e preocupam muito nosso professor. Mas como elas fugiram da leitura da Proposta Municipal preferi não relatar.
[3] Os TPs são os cadernos de teoria e prática da formação continuada GESTAR II.

Após clicar n0 link da proposta municipal, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")