segunda-feira, maio 18, 2009

1º encontro do grupo multidisciplinar - 1ª a 4ª séries

Nos dias 13, 14, 19 e 20 de maio aconteceu a capacitação dos docentes das quartas, terceiras, segundas e primeiras séries, respectivamente, do município de Palhoça no auditório da ACIP/Centro.
Pela manhã, deu-se início a fala do professor Jair sobre o projeto de formação continuada multidisciplinar. Como as ações são baseadas em sequências didáticas, foi questionado ao grupo de professores seu significado e foi constatado que não o conheciam. Na sequência, divugou-se o blog: gcpalhoca.blogspot.com.
Em seguida, o professor Valério abordou o tema Planejamento passando pelos conceitos de PPP, Plano de aula e Sequência didática, destacando suas importâncias. Ao término desta apresentação, a professora Karina explicou o significado de sequência didática e seu funcionamento, juntamente apresentou as tarefas que cada professor deverá realizar até o fim desta capacitação.
As professoras Marcia e Vera terminam a manhã com um sorteio para determinar a área da qual cada docente irá trabalhar a sequência didática.
No período da tarde, foi reforçado o momento da apresentação das tarefas. Além disso, foi feitas uma exposição de sequências didáticas já realizadas por cada área: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e história.
A tarde termina com a apresentação do vídeo "O saber e o sabor" que mostrou falas emocionadas de Rubem Alves, Madalena Freire, entre outros e, com mais uma fala do professor Jair referente a esse vídeo.
ANEXOS:
(Após clicar no link abaixo, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")
1. Esclarecimentos quanto aos encontros que irão acontecer - http://www.megaupload.com/?d=1WFN8LNA
2. Vídeo: O saber e o sabor - Este vídeo foi postado neste blog no dia 07/05/09 no arquivo "2º encontro de Matemática da equipe multidisciplinar - 5ª a 8ª séries"